A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), vai realizar até outubro, pela primeira vez, cinco ações de promoção de vinhos em igual número de cidades espanholas: em Madrid, Salamanca, Barcelona, Baiona e Valência.
As ações são dirigidas “a gente que trabalha no setor” como escanções, compradores ou donos de restaurantes.
A primeira iniciativa será realizada na sexta- feira, em Madrid, seguindo-se Salamanca (na segunda-feira), Barcelona (no dia 2 de outubro), Baiona (dia 15) e Valência (dia 23).
Nesta iniciativa estarão presentes os seguintes produtores:
- 2.5 Vinhos de Belmonte
- CARM
- Quinta dos Currais
- Quinta das Senhoras
- Quinta dos Termos
Apesar de se reconhecer que Espanha é o maior produtor do mundo de vinhos, hoje em dia, há uma apetência, sempre, por coisas diferentes. A região da Beira Interior possui as castas Síria e Fonte Cal, que não existem em Espanha, o que pode constituir “um fator diferenciador” para a aquisição de vinho pelos espanhóis. Por outro lado os vinhos portugueses são mais baratos do que aqueles que são comercializados em Espanha. Portugal também recebe muitos turistas espanhóis que adquirem e divulgam os vinhos nacionais naquele país.
Até finais de novembro, a CVRBI vai participar em mais duas ações no estrangeiro, uma no Brasil e outra na Suíça, e em três nacionais, duas em Lisboa e uma em Pinhel, no distrito da Guarda, com mais uma edição do Salão Beira Interior – Vinhos e Sabores.
A divulgação dos vinhos da Beira Interior no estrangeiro tem contribuído para o aumento das exportações, nomeadamente de vinhos biológicos, para mercados como Noruega, Suécia, Canadá, Estados Unidos da América e Japão.